segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ele anunciava o Senhor

Muito já se disse sobre as viagens feitas pelo Servo de Deus João Paulo II durante o seu pontificado de quase três décadas. Mas a quantidade de escritos não foi ainda suficiente para tratar de todos os aspectos que cada viagem traz em si. O assunto não está de todo esgotado.

Papa Joao Paulo II_1.jpg

Até hoje, dentre os homens públicos que mais viajaram, nenhum deles foi tão popular e influenciou tanto quanto este religioso que tinha como plataforma para suas pregações o altar de uma Igreja ou o púlpito em uma cerimônia religiosa.

Fazendo agora parte da História, falar dessas viagens, na variedade de seus aspectos, continua tendo atualidade. Sobretudo, nas vésperas da cerimônia de Beatificação do protagonista daquilo que foi uma verdadeira peregrinação internacional.

Na realidade, João Paulo II não foi o primeiro Papa a deixar o Vaticano, ultrapassar seus históricos muros e ir longe "apascentar seus cordeiros", "buscando as ovelhas perdidas" e cuidando daquelas "que se trasmalharam". Outros Papas também viajaram: Paulo VI, por exemplo.

Porém, quanto ao número de viagens, países percorridos e povos visitados, ninguém supera o "Papa que veio de longe". Suas viagens, na maioria das vezes, transcorreram sem maiores incidentes ou problemas. Mas eles existiram. Quando não eram problemas, vinham os embaraços como o acontecido em Dili (Timor Leste), em 1989.

Sempre que descia do avião que o transportava a um país, João Paulo II beijava o solo da nação que o acolhia. Como fazer em Dili, uma colonia portuguesa ocupada pela Indonésia? Se beijasse a terra estaria reconhecendo a independência, se não a beijasse estaria admitindo a invasão...

Seus acompanhantes não sabiam o que fazer, mas ele soube: beijou um crucifixo estendido sobre a terra. Era como deveria fazer "aquele que vem em nome do Senhor"!

Talvez as próprias palavras dele, ditas quando visitava uma paróquia de Roma, possam explicar um pouco o porque de tantas viagens:

Numa manhã de janeiro, ainda em 1980, um menino de 11 anos perguntou a João Paulo II:

- "Santo Padre, por que o senhor está sempre viajando pelo mundo?" - Com toda solicitude paterna, o Sumo Pontífice respondeu a seu pequeno e respeitoso inquiridor:

- "O Papa viaja tanto porque nem todo mundo está em Roma."

Estaria nessa resposta a verdade inteira? Ou ela não seria apenas uma afirmação que o menino seria capaz de entender em sua simplicidade? Não há impedimento para que também um adulto pudesse cogitar outras perguntas que poderiam ser feitas ao Papa:

"Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!". Seria essa afirmação de São Paulo (I Cor. 9,1) a fonte de tanta energia e entusiasmo que Vossa Santidade demonstra em suas caminhadas pelo mundo?

JOAO PAULO II_VIAGEM.jpg
O Papa João Paulo II, procedente de Cracóvia,
depois de concluir sua 98ª viagem em
quase 24 anos de Pontificado,
em 2002

Ou, ainda outra pergunta possível:

Será que o impulso que move o Sucessor de Pedro em sua inesgotável capacidade de viajar, buscar almas e realizar seu trabalho apostólico é um ato de obediência ao mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! (Mc 16,15-18).

Não se tem uma resposta do Papa para essas perguntas que nenhum adulto lhe fez. Mas, pelo conhecimento que se tem do modo de ser, da personalidade e vida de Karol Wojtyla, qualquer um pode conjecturar como seria sua resposta...

Sobre essas peregrinações, caminhadas ou jornadas apostólicas que fazia fora do Vaticano, a certeza que podemos ter é que, com a beatificação de João Paulo II, a Igreja reconhece que ele procurava praticar as virtudes cristãs em grau heroico e que seguia os conselhos evangélicos em tudo, inclusive nessas viagens.

E então, depois de tantas viagens, tantas peregrinações e caminhadas poderíamos, adaptando o que disse Isaías(Is 52,7), aplicar a João Paulo II o verso: "como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor"

Ele anunciava o Senhor! Ele anunciava a Paz! A paz de Cristo! (JG)

Conheça as peregrinações do Santo Padre João Paulo II:

Peregrinações Jubilares e Viagens Apostólicas do Santo Padre João Paulo II

Fontes:

- www.vatican.va
- Rafael Navarro-Valls - O Mundo - 6.VI.03 - http://www.interrogantes.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário